QUIZ 03 RESPOSTA – Parâmetros técnicos básicos em Ressonância Magnética: simples, porém perigosos!

Na semana passada, lançamos mais um desafio do QUIZ Parâmetros básicos em Ressonância Magnética. Dessa vez o tema em discussão foi Resolução Espacial.

Qual das imagens apresenta uma melhor resolução espacial, A ou B?

Se observamos as duas imagens, podemos notar que a imagem B apresenta maior definição das estruturas apresentadas se comparada a imagem A, ou seja, apresenta uma maior resolução espacial.

As duas imagens foram adquiridas com os mesmos parâmetros, exceto o valor da matriz. A imagem A foi adquirida com uma matriz numérica menor do que a imagem B. Qual o impacto disso? Voxel/pixel menores permitem uma melhor resolução na imagem. Vamos aproveitar para responder a segunda questão do desafio que permeia sobre os parâmetros que contribuem para a resolução espacial em uma imagem de RM.

Não podemos falar sobre resolução espacial sem discutirmos sobre os elementos formadores de imagem, conhecidos como pixel e voxel. O voxel é um elemento de volume da imagem (elemento 3D) e é formado por vários pixels (elemento 2D). A imagem abaixo ilustra a contribuição de voxel e pixel para a formação da imagem.

Determinados fabricantes de RM fornecem o tamanho do voxel. Exemplo 01 do fabricante Siemens e exemplo 02 do fabricante Philips.

Como definir o tamanho do pixel/voxel?

Alguns parâmetros são fundamentais para essa definição:

– FOV
– Matriz (fase e frequência)
– Espessura de corte

Exemplo 01 – FOV

Ao reduzir o tamanho do FOV e manter o valor de matriz, o tamanho do voxel é reduzido.

Exemplo 02 – Matriz

Ao aumentar o valor da matriz, mantendo o FOV, conseguimos reduzir o tamanho do pixel/voxel.

Exemplo 03 – Espessura do corte

A espessura de corte define a profundidade (volume) do voxel. Aumentando a espessura do corte, aumenta a profundidade do voxel.

Como calcular o tamanho do voxel?

Basta dividir o FOV pela Matriz (fase e frequência) e definir a espessura do corte.

Seguindo o exemplo acima:

FOV frequência     350  =  voxel 1,35mm (frequência)
Matriz frequência 260

FOV fase     398  =  voxel 1,55mm (fase)
Matriz fase 257

Espessura de corte: 5mm (volume do voxel)

Tamanho do voxel: 1,35 x 1,55 x 5mm

Com isso, concluímos que pixel/voxel menores, colaboram para uma melhor definição das estruturas em uma imagem, ou seja, em uma melhor resolução espacial. É importante atentar-se aos impactos na Relação Sinal Ruído, Artefatos e tempo de sua sequência de pulso.

3 comentários sobre “QUIZ 03 RESPOSTA – Parâmetros técnicos básicos em Ressonância Magnética: simples, porém perigosos!

    • Agradecemos por sua participação!
      Devemos nos atentar com a correlação entre os parâmetros técnicos utilizados na Ressonância Magnética. Diversos fatores impactam na Relação Sinal Ruído e na qualidade das imagens, em um contexto geral. Educação continuada é de extrema importância em nossa área de atuação!

      Grande abraço!

      Ana Paula

Deixe um comentário