QUIZ 04 RESPOSTA – Parâmetros técnicos básicos em Ressonância Magnética: simples, porém perigosos!

SAR Limit Exceeded!!! E agora?

Recebemos muitas respostas com sugestões de condutas em caso de alerta de SAR. Esse é o reflexo de como a humanização em exames de RM já está sendo incorporada na nossa rotina de atendimento aos clientes. Parabéns a todos!

Nada mais propício que na Safety Week comentarmos de uma questão relevante referente a segurança no paciente durante a realização de exames de Ressonância Magnética: O SAR.

Como dito na semana passada, o SAR (Specific Absorption Rate / Taxa de Absorção Específica) estima a taxa de aquecimento que o paciente está sendo submetido durante o exame de Ressonância Magnética. Quando uma mensagem de alerta aparece na tela do equipamento, quer dizer que os limitem permitidos foram atingidos e precisamos adequar parâmetros para não expor o paciente a risco, melhor dizendo, a possíveis queimaduras.

Mas o que fazer quando a mensagem SAR Limit Exceeded aparece na tela do equipamento?

Fatores de segurança devem ser levando em conta antes e durante o posicionamento do paciente no equipamento de RM; fatores esses que impactam diretamente na segurança do paciente e na qualidade das imagens adquiridas.

Vale a lembrança de algumas dicas básicas de segurança:

Fonte: ismrm.org/mr-safety-links/mri-burn-prevention-poster/

Então vamos lá. Qual a conduta adequada em casos de aviso de SAR Limit Exceeded???

Levando em consideração as opções concedidas na janela de alerta, temos:

01) Normal mode para First level (Controlled)

02) Reduzir o número de cortes

03) Aumentar o valor de TR

04) Reduzir o flip angle

Obs : outras opções são possíveis acessando diretamente os parâmetros da sequência. No QUIZ de hoje, iremos contemplar apenas as opções descritas na mensagem de alerta.

01) Normal mode para First level (Controlled)

Os equipamentos de RM saem de fábrica com valores pré-determinados de SAR (valores estabelecidos pelo FDA).

Na opção Normal Mode, o limite de SAR para o corpo inteiro é de 2 W/Kg. Quando o operador escolhe a opção First Level, o equipamento realizará os ajustes necessários para continuar o exame, porém o limite de SAR para o corpo inteiro passa de 2 para 4W/Kg e a temperatura de 0,5°C para 1,0°C (DOBRA!). Vale lembrar que o limite de 4W/Kg ainda está dentro dos valores de segurança estabelecidos pelo fabricante, porém é importante avaliar o perfil do seu paciente e o exame que está sendo realizado antes de escolher por essa opção.

02) Reduzir o número de cortes

Ao reduzir o número de cortes o SAR é reduzido, visto que serão menos imagens a serem adquirias, ou seja, menos Radiofrequência (RF) emitida. Ao escolher essa opção é importante observar se a anatomia deseja será incluída no bloco de aquisição das imagens.

03) Aumentar o valor de TR

O valor de TR (tempo de Repetição) é o intervalo entre os pulsos de RF dentro de uma sequência de pulso. Intervalos menores, ou seja, TRs mais baixos, requerem emissões de RF em intervalos de tempos menores se comparados a TRs mais elevados. Em linhas gerais, quanto maior o intervalo entre os pulsos de RF, menor o SAR.

Qual o impacto caso eu escolha essa opção?

  • Contraste da imagem/Ponderação: dependendo do valor de TR solicitado pelo equipamento, o contraste da imagem pode ser alterado, ou mesmo, a ponderação inicial modificada.
Fonte: mriquestions.com
  • Tempo de aquisição: quanto maior o valor de TR, maior o tempo de aquisição da sequência.

04) Reduzir o Flip angle.

O Flip angle está relacionado os deslocamento do spin do eixo Z em direção ao X/Y. Na maioria das sequências de pulso, esse deslocamento acontece por influência da RF e quanto maior o ângulo de deslocamento (maior o flip), mais energia (tempo de aplicação da RF) é necessária (lembrando que uma parte dessa energia é transformada em calor). Ao reduzir o valor do Flip Angle estamos “poupando” energia e gerando menos calor, ou seja, menos SAR.

A redução do valor do flip angle não impacta diretamente no tempo de aquisição, porém pode afetar o contraste da imagem. SERÁ MESMO? A Image Company fez o teste para você.

Utilizamos uma sequência Spin Eco na ponderação T1, valor de TR 367ms e TE 8.9ms com variações dos valores de Flip Angle (80° para 130°). É possível observar o impacto no contraste entre as substâncias branca e cinzenta.

Qual a escolha ideal?

A que acarrete menos prejuízo para a qualidade do exame e para a segurança do paciente!

1 comentário sobre “QUIZ 04 RESPOSTA – Parâmetros técnicos básicos em Ressonância Magnética: simples, porém perigosos!

  1. O aumento de tr, porém analisar o limite a ser usado em cada sequência, se o valor exceder a sequência mudar para 2 calcatenation, com isso dividir em 2 sequência

Deixe um comentário