QUIZ 05 RESPOSTA – Parâmetros técnicos básicos em Ressonância Magnética: simples, porém perigosos!

  • Sequência base: Spin Eco EPI (Echo Planar Image)
  • Imagem 1 ponderada em difusão (DWI) com b-value 1000 s/mm2 e Imagem 2 Coeficiente de Difusão Aparente (ADC).
  • Trata-se de um acidente vascular agudo, pois apresenta difusão “positiva”, ou seja, hipersinal na DWI e hipossinal no ADC.

Vamos ao raciocínio desse caso….

O princípio da imagem de RM ponderada na sequência de difusão (DWI – Difusion weighted image) diz respeito ao movimento browniano dos prótons das moléculas de água através dos tecidos biológicos. A DWI possibilita a análise qualitativa da difusão das moléculas de água nos tecidos por meio de intensidade de sinal da imagem gerada.

Com base de uma sequência Spin Eco EPI, aplica-se dois pulsos com gradientes para defasar e refasar as moléculas de água durante a aquisição da imagem. As moléculas que se difundem pela maior distância (ou seja, sujeitas à maior diferença de força de gradiente) não serão capazes de refasar completamente e perderão sinal. Para as moléculas que apresentam menor movimentação ou movimentação restrita, acumulam fase e apresentam maior sinal.

Fonte :mriquestions.com

Os spins estacionários não são afetados pelos gradientes emparelhados, mas os spins de difusão são defasados. 

O valor b

b é função da força do gradiente de difusão, da duração do pulso do gradiente de difusão e do tempo da medida da difusão. O valor b determina o grau em que uma imagem é sensível à difusão (quanto mais alto o valor b, mais ponderada em difusão se torna uma imagem) mensurado em s/mm2

Fonte : mriquestions.com

ADC – coeficiente de difusão aparente

O coeficiente de difusão aparente (ADC) pode ser calculado pelo uso de imagens com forças de gradiente variadas (diferentes valores b). No mínimo, o ADC será calculado se houver, pelo menos, dois valores b, um dos quais precisa ser ajustado para aproximadamente 0, isto é, sem ponderação em difusão. Na prática clínica, em geral se usam dois valores b; entretanto, podem ser medidos quatro ou mais valores b para melhorar a precisão da medida.

Características da imagem ponderada em difusão

Fonte: Siemens

Nas imagens ponderadas em difusão, os tecidos que se aproximam mais da água (imagem B) terão as taxas mais altas de difusão (alto ADC) e perderão sinal mais rapidamente do que aqueles com ADC baixo (Imagem B). Desse modo, o líquido cerebrospinal (LCS) aparece escuro na DWI, pois as moléculas de água podem se difundir livremente por distâncias relativamente grandes.

Nos tecidos em que a difusão é mais restrita do que no encéfalo normal (p. ex., infarto hiperagudo) haverá menos movimento de moléculas de água do que no tecido normal e, portanto, menos perda de sinal durante a aquisição por difusão (Imagem A). Essas regiões aparecerão escuras nos mapas de ADC.

Deixe um comentário